Antoine de Saint-Exupéry escreveu Le Petit Prince, traduzido para "O Pequeno Príncipe" em 1943. A obra completou 72 anos este ano, e continua ainda uma garotinha.
Quem leu a obra há 40 anos atrás e quem a leu este ano por conta do lançamento do filme podem ter tido impressões diferentes por conta de sua própria visão de mundo, mas a obra é permanentemente atemporal.
A obra não envelhece e não necessita de pesquisa de palavras, locais, fatos para ser entendida. É uma obra para adultos e crianças, tanto para admiradores da literatura clássica francesa quanto para alguém que está ainda se apaixonando pela leitura.
A tarefa do aluno é, após terminada a leitura da obra, continuar do ponto onde o autor parou. Que aventuras que o Pequeno Príncipe viveu Antoine não nos contou? Quais outros planetas o Príncipe visitou? Será que em outros planetas ele encontrou rosas e baobás? Pode ele um dia crescer, aventurar-se no nosso planeta, talvez contar sua história pessoalmente para alguém?
O aluno pode descrever as outras aventuras do Pequeno Príncipe nos seguintes gêneros textuais: poesia, narração, música, peça teatral, vídeo ou cantiga.
A avaliação do gênero que o aluno escolher é por meio da apresentação em sala de aula. A apresentação oral de sua poesia, narração ou cantiga, a apresentação em grupo da peça teatral, e a apresentação do vídeo em retroprojetor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário